A limpeza do carro, feita em casa ou em um lava-jato, não descarta a higienização automotiva. Além de envolver o uso de produtos específicos e profissionais especializados, essa higienização é capaz de remover micro-organismos nocivos, como fungos, ácaros e bactérias.
Essa limpeza mais complexa tem como foco a parte interna do veículo e por isso é tão importante realizá-la com certa frequência. A seguir vamos aprofundar o assunto para que você consiga deixar o seu automóvel limpo e livre de agentes que podem prejudicar a sua saúde. Acompanhe.
Como na limpeza em casa o primeiro passo é juntar a bagunça, removendo todos os itens do carro, além do saquinho de lixo, que muita gente conserva no interior do veículo. Só depois é possível iniciar a higienização.
A segunda etapa envolve a aspiração da sujeira no interior do veículo. Para maior eficiência, muitas empresas usam o tornador, equipamento que funciona por meio de pressão, acoplado a um compressor. Com ele é possível eliminar qualquer resíduo preso ao estofado, forros da porta, teto do carro e tapetes.
Na terceira fase os vidros e lataria são limpos com produtos de higienização automotiva e, no caso do revestimento em couro, os profissionais realizam um processo de hidratação.
Para a higienização automotiva os profissionais costumam usar produtos e equipamentos que promovam uma limpeza ainda mais profunda e duradoura. Para tanto são precisos:
Investir na higienização do veículo é importante para evitar problemas de saúde ao condutor e demais passageiros do veículo. Em segundo lugar esse cuidado contribui para a conservação do automóvel. Há também vantagens como:
Mantendo o carro higienizado com frequência será possível gastar menos tempo limpando em casa ou dinheiro, contratando o serviço comum de um lava-rápido.
Essa é uma vantagem que, de certo modo, complementa a anterior. Um carro devidamente higienizado é mais conservado e, por consequência tem valor maior de venda.
Na higienização automotiva, os profissionais especializados costumam agregar outros serviços como o polimento, enceramento, lavagem externa e descontaminação das rodas. Dessa forma é possível fazer tudo de uma vez, em um só lugar e, por vezes, com preço mais acessível.
A recomendação é realizar a higienização automotiva a cada seis meses. Nessa frequência é possível manter o interior do carro limpo, mas nesse intervalo vale passar um pano de microfibra nos estofados para remover a poeira e outros tipo de sujeira mais aparentes.
Quem utiliza o veículo para transporte de passageiros deve redobrar a atenção com a limpeza. Como o número de pessoas que entram no veículo é maior, a sujeira certamente também será. Dessa forma vale reduzir o intervalo da higienização e realizar a limpeza geral com mais frequência.
Com tantas vantagens é de esperar que o preço da higienização automotiva seja um tanto salgado. De fato, é mais caro que a limpeza menos complexa, podendo ultrapassar R$ 500,00.
O valor varia, principalmente, conforme o tamanho do veículo. Dessa maneira, o serviço para modelos hatches é mais em conta na comparação com picapes e utilitários-esportivos.
Como mostramos há diversos motivos para realizar a higienização automotiva. Lembrando que é importante buscar empresas que contam com profissionais, equipamentos e produtos de qualidade para realizar o serviço.
Depois de conferir o nosso conteúdo aproveite para saber mais do nosso curso de higienização.