Limpar vidro automotivo também é uma questão de segurança. Isso porque resquícios de sujeira e poeira podem atrapalhar a visão do motorista, aumentando o risco de acidentes no trânsito.
A limpeza, no entanto, envolve alguns cuidados, pois certos produtos e formas de realizar o processo podem danificar o vidro. Afinal, o propósito é limpar e não arranhar, certo?! Então confira abaixo como realizar essa limpeza com eficiência.
Um motorista sabe o quanto a visibilidade é importante para a condução do veículo. Nesse sentido, qualquer aspecto que a prejudique aumenta a probabilidade de erros ao volante. Com o vidro do carro sujo fica mais complicado enxergar buracos e outros obstáculos na via.
À noite, em meio a neblina e outras condições climáticas atípicas, a situação pode ser ainda pior. Portanto mais do que a limpeza e conservação dos vidros, remover qualquer resquício de sujeira é uma questão de segurança.
Para conservar os vidros do carro é necessário manutenção. Por isso a limpeza precisa ser frequente, evitando que a sujeira fique incrustrada e, assim aumente as chances de riscos na superfície.
Sempre que possível a recomendação é limpar os vidros tão logo o motorista perceba a sujeira. Dessa forma a remoção é menos complicada. Outro ponto importante é saber usar os produtos e técnicas corretas, como explicaremos na sequência.
Existem produtos específicos para promover a limpeza segura dos vidros dos carros. Dessa forma shampoos, detergentes, entre outros limpadores usados na faxina de casa estão vetados. Além de causar manchas, alguns possuem componentes abrasivos, danificando ainda mais a superfície do vidro.
No processo de limpeza é importante considerar as palhetas. Elas devem ser substituídas em até um ano, já que sua eficiência diminui conforme a exposição ao sol. Sem a manutenção correta elas acabam riscando o vidro e dificultam a limpeza, provocando manchas.
Os utensílios também desempenham papel importante para a limpeza dos vidros. Por isso a recomendação é usar um pano que não solta fiapos. Os panos de microfibra e algodão são os mais indicados pela maciez, evitando possíveis riscos e manchas.
Ao realizar a limpeza dos vidros o ar-condicionado deve estar desligado. Se o carro estiver quente o aparelho vai esfriá-lo e juntamente rapidamente provocando o choque térmico. Isso aumenta o risco de trinco.
No mercado é possível encontrar produtos feitos especialmente para limpar os vidros, que não contém elementos abrasivos como a amônia. O shampoo para carros também se mostra eficiente na hora de remover a gordura que prejudica a visibilidade e manutenção do vidro.
A limpeza dos vidros precisa ser externa e interna. Afinal, dentro do carro também há poeira e fumaça. Além disso, crianças costumam tocar nos vidros e podem deixar vestígios do gordura.
A inclinação do para-brisa também propicia a absorção dos resíduos de sujeira e com isso ele precisa ser limpo internamente para manter a visibilidade do condutor. Além de tudo isso, a limpeza interna ajuda a manter aquele cheirinho de carro novo.
Limpar vidro automotivo com eficiência exige o uso de produtos e técnicas corretas. Esse processo é fundamental para segurança do motorista, evitando o risco de acidentes por falta de visibilidade provocada por sujeira e gordura.
Confira mais dicas como essa nas nossas redes e aproveite.